janeiro 30, 2005

O ou A Personagem

PERSONAGEM: Embora alguns puristas considerem galicismo o emprego do substantivo personagem como Masculino e o Vocabulário da Academia das Ciências de Lisboa só o registe como Feminino, bons escritores e mestres da Língua empregam o termo no masculino. (do lat. Persona)
do "Dicionário Luso-Brasileiro"


A diz:
“Olá, tu é que és O personagem desta história?”

O responde:
“O, não! A personagem da história?”

A reclama:
“Desculpa lá, A personagem desta história sou eu, tu és O personagem.”

O responde:
“Suponhamos: mesmo que eu fosse O personagem e tu fosses A personagem, o que é que tens estado a querer dizer?

A diz:
“Que nesta história sou eu A... Protagonista!”

O responde:
“O Protagonista sou eu!”



“UMA PERSONAGEM, SENHOR, PODE SEMPRE PERGUNTAR A UM HOMEM QUEM ELE É.”

Luigi Pirandello

3 Comments:

Blogger JPN said...

também muitas vezes falava do personagem. agora habituei-me, desde que tive de fazer um programa escolar: a personagem. e antes de mais, um abraço e boas vindas.

1:13 da manhã  
Blogger Francisco Coimbra said...

Este personagem passou e deixa: Parabéns!...

8:29 da tarde  
Blogger Antonio P. Andrade said...

Pertinentes a explicação sobre este tema tão presente nas nossas atividades linguísticas.

12:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.