janeiro 31, 2005

PORTAS Houyhnhnm e SANTANA Yahoo

"Mas, diz-me, por favor, como é possível que aquilo que eu disse há tantos anos e a cinco mil léguas de distância, num reino estrangeiro, seja aplicado a qualquer dos Yahoos, que presentemente é suposto governarem o nosso rebanho, sobretudo quando eu não pensava, ou antes, receava a infelicidade de viver sujeito a eles?(...)

Tenho eu ou não razões de sobra para me lamentar, quando deparo com esses mesmos Yahoos instalados em carruagens puxadas por Houyhnhnms, como se fossem estes os brutos e aqueles as criaturas racionais?(...)

Peço-te que te lembres, por favor, quantas vezes te não pedi, quando apelavas para o bem público, que considerasses que os Yahoos eram animais absolutamente incapazes de se corrigirem, quer pela lição quer pelo exemplo."

De As Viagens de Gulliver
(parte IV - Viagem ao país dos Houyhnhnms)
de Jonathan Swift

JONATHAN SWIF (1667-1745)
Escreveu As Viagens de Gulliver em 1726,
sátira cáustica, não só da sociedade,
como da mesquinhez do género humano.

2 Comments:

Blogger cc said...

ei, mais um blog para assentar os olhos e excitar o neurónio.
Bem vindo ;)

2:03 da tarde  
Blogger \o/ said...

gostei do seu blog! abcs

4:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.