abril 08, 2005

SINTO-ME UM CYRANO DE BERGERAC

O quanto me apetecia dar a estocada certeira.


"O chapéu tiro com graça
E assim está dado o tom,
A capa atiro para a praça,
Seguro a espada, meu dom,
Linda como Céladon.
Saúdo-vos quando me viro
Avisando-vos Myrmidon,
Que no fim da dedicatória, firo.

Não vos mantivestes neutro,
Perú, que ao espeto ireis parar,
Pelo flanco ou peito adentro
Eu vos irei trespassar?
Taque! Espadas a chocar.
Repito pois, não retiro,
Eu vos estou a avisar
Que no fim da dedicatória, firo.

Falta-me ainda uma rima.
Estais mais branco do que a cal!
O medo que vos anima
Laridon, só vos faz mal!
Esquivo-me assim, - que tal?
Ao vosso espeto me atiro,
Cuidai, pode ser letal
Que no fim da dedicatória, firo.

Príncipe, pede a Deus o teu perdão,
Uma cutilada, escaramuço e...miro,
Finto, afasto e é então
Que no fim da dedicatória, firo"


(Não recordo o nome do tradutor,
mas apesar de tudo não era uma tradução má .)
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.