maio 02, 2005

TUMORES

Ainda a propósito do dia da mãe:

Comecei a escrever de livre e espontânea vontade Tumores (peça de teatro) durante o período em que acompanhei a minha mãe no tratamento de Radioterapia e Quimioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO).


Quase todos os dias, quando nos aproximávamos da entrada do IPO, eu tinha o cuidado de a abraçar, sentíamos que entrávamos na antecâmara da morte.


Nessa altura recebi um convite para escrever um texto breve.

O desafio era engraçado: três personagens, escuridão e mais nada.

Iniciei uma busca sobre o que me interessava falar.
Estabeleci algumas regras sobre o que não queria escrever, do género, piada fácil: apagar velas, desligar interruptores, procurar a luz ao fundo do túnel.
Fiz uma tempestade de ideias e o disparate trouxe-me uma ou duas coisas felizes a que me agarrei.

O espectáculo estreou no dia 10 de Maio de 2003.
Foi bonito, mas o meu texto soube a esboço.


Alguém há-de diagnosticar o mal que nos há-de salvar.



A minha mãe continua viva.




"Morrem nove pessoas por dia em Portugal vítimas de cancro do cólon, sendo esta a primeira causa de morte por tumor maligno. Mais de três mil doentes morrem todos os anos, mas, mesmo assim, não há no país um programa nacional de rastreio e prevenção."

De acordo com Sociedade Portuguesa de Endoscopia

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O meu pai morreu de cancro.Também eu escrevi uma peça sobre a escuridão nessa altura.Tenho-a comigo e terei sempre. Não sei porque te digo isto... desabafo talvez...solidariedade do momento... enfim.
Um Viva à tua mãe.
Um abraço para ti.

12:46 da tarde  
Blogger inês said...

a elsa, irmã da sofy susana, está internada no IPO. se calhar podias passar pelo blog dela... e dar-lhe um bocadinho de força...?

4:29 da tarde  
Blogger mdm said...

Tão duro.
Tão tão duro.
E ter de ser tão forte.

6:49 da tarde  
Blogger Softy Susana said...

agradeço o apoio no sempre inocentes... é sempre doloroso e, de facto, parece que o mundo vai acabar... às escuras. agora que ela está melhor a luz voltou a ser uma constante!
Quanto ao local, não é no IPO (ai inês!) mas no serviço de hematologia do Hospital dos Capuchos. Espero que por pouco tempo...

8:12 da tarde  
Blogger polegar said...

como imaginas, tenho muita curiosidade, gostava de ler esse texto, já que não tive oportunidade de ver a peça em cena... sabes o meu mail, se quiseres...? beijo

11:26 da manhã  
Blogger inês said...

desculpa, susana. lapso imperdoável! sei que sabes que a intenção foi boa ;)
quanto ao texto, tb eu gostava de dar uma olhadela... porque é que não o vais publicando por aqui?
inês

11:38 da manhã  
Blogger rita said...

Também gostava muito de ler o texto... E gostava de ver a peça. Já não está em exibição? ***

11:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.